PT
Traduzir:
PT
Conectado como:
filler@godaddy.com
PT
Traduzir:
PT
Conectado como:
filler@godaddy.com
A auriculoterapia é uma terapia natural utilizada na Medicina Tradicional Chinesa, que tem como objetivo aliviar desconfortos do corpo, sejam eles físicos ou emocionais, por meio da aplicação de estímulos no pavilhão auricular.
Essa medicina acredita que a orelha é composta por diversos pontos, e cada um deles representa um órgão ou região do corpo. Assim, ao estimulá-los, gera-se reações nos órgãos ou sistemas correspondentes, atuando no âmbito físico, mental e emocional do(a) paciente.
Por exemplo, trabalhando os pontos relacionados ao estômago, é possível tratar algumas disfunções gástricas.
A auriculoterapia apresenta benefícios no tratamento de:
O tratamento da auriculoterapia consiste em estimular pontos específicos da orelha com a aplicação de sementes, agulhas ou esferas na região. Para isso, existem algumas etapas que acontecem dentro de uma sessão.
A primeira etapa da sessão de auriculoterapia é a anamnese, que consiste em uma rápida conversa com o(a) terapeuta, em que a pessoa indicará quais seus incômodos e motivos para realizar o tratamento. De maneira geral, é nesse momento que o(a) profissional compreende quais são os pontos que deverão ser estimulados em cada pessoa posteriormente.
Logo em seguida, é feita a análise do pavilhão auditivo, ou seja, de toda a orelha. Em geral, nessa etapa o(a) profissional analisa a anatomia de cada paciente e inicia a assepsia do local.
A assepsia é geralmente feita com algodão e álcool 70%, higienizando toda a região para receber a aplicação das sementes, agulhas ou cristais, dependendo de cada pessoa.
A próxima etapa é a localização dos pontos. Levando em consideração o relato do(a) paciente na anamnese e a análise feita, o(a) profissional busca encontrar os pontos que serão estimulados. Os pontos escolhidos variam de acordo com cada pessoa, já que para aliviar dores de cabeça o estímulo deve ser feito em determinado ponto da orelha, enquanto para o alívio de dor nas costas em outro, por exemplo.
Depois de localizados os pontos, o(a) terapeuta inicia a aplicação, que geralmente pode ser feita com agulhas intradérmicas — colocadas dentro da pele —, cristais, sementes de mostarda ou esferas magnéticas. As sementes, cristais ou esferas magnéticas, são colocados em cima da região e colados com um esparadrapo ou micropore, sendo feita uma pressão com os dedos em cima do local.
Não há uma consenso sobre o tempo que o(a) paciente deve ficar com a aplicação na orelha ou realizar sua troca. Em geral, pode variar de 5 a 10 dias, dependendo da orientação do(a) terapeuta responsável. Em casos de tratamentos contínuos, as sessões são feitas geralmente nesse intervalo de tempo, entretanto, a pessoa pode permanecer por até mesmo meses fazendo a auriculoterapia até alcançar os resultados esperados.
O número de sessões e sua frequência variam de acordo com o objetivo de cada pessoa com a terapia. Após a primeira sessão, geralmente já é possível observar resultados positivos, entretanto, efeitos significativos normalmente aparecem após cerca de 5 sessões.
Em geral, o tratamento costuma ser de 10 sessões completas. Apesar disso, o ideal é conversar com um(a) profissional capacitado(a), que irá indicar a quantidade necessária para cada pessoa.
Navegue pelo site e conheça o meu blog com dicas de alimentação, nutrição e receitas. Fique à vontade para entrar em contato e falar comigo pelo WhatsApp.